OBJETIVOS GERAIS

  • Capacitar profissionais proporcionando uma sistemática de trabalho, organizada, garantindo qualidade e confiabilidade, e ainda, desenvolvendo um perfil técnico-profissional capaz de garantir segurança, subsídios técnicos e embasamento legal para a atividade.
  • Treinamento elaborado para definir referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e ainda estabelece os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

PRÉ-REQUISITO

Ser maior de 18 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

METODOLOGIA

O programa será desenvolvido em 8 horas/aula para a Capacitação Básica, divididas em módulos teóricos e exercícios práticos. As instruções serão realizadas através do método de Capacitação de Habilidades e destrezas e Participação Interativa. Os participantes receberão materiais didáticos em forma de apostilas, material de consulta e assistirão às demonstrações de condutas técnicas. O curso será realizado na própria empresa, evitando assim o deslocamento de seus profissionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO TEÓRICO:

A capacitação para operação segura de máquinas deve abranger as etapas teórica e prática, a fim de permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro, contendo no mínimo:

a) descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;

b) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;

c) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;

d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;

e) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;

f) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;

g) método de trabalho seguro;

h) permissão de trabalho; e

i) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

MÓDULO PRÁTICO:

  • Atividades práticas