PERCEPÇÃO DE RISCOS E COMPORTAMENTO SEGURO

“Pesquisa conduzida pela Du Pont e outros sugere que 80 a 90 por cento dos acidentes de hoje são um resultado de atos inseguros, em vez de condições ambientais. Ainda muito poucas companhias alcançam consistentemente altos níveis de cumprimento dos procedimentos de segurança.”  

 Terry E. McSween, Ph. D – Quality Safety Edge

 

De um modo geral, as empresas investem muito tempo e dinheiro para melhorar o desempenho do seu Gerenciamento de Prevenção de Acidentes, tornando as atividades e tarefas cada vez mais seguras, através de proteção de máquinas e sistemas de gestão, os quais incluem a inspeção, estatísticas, treinamentos, procedimentos operacionais, etc. Estes esforços reduzem significativamente os acidentes no decorrer dos anos, porém especial atenção deve ser dada ao Comportamento do Ser Humano. Um programa comportamental de segurança do trabalho, antes de tudo, deve oferecer autonomia para que seus colaboradores possam desenvolvê-lo, a partir das especificidades de sua empresa, buscando acima de tudo, uma atitude consciente dos indivíduos. Neste curso, você entenderá porque algumas pessoas agem por convicção, outras agem apenas para evitar consequências e outras ainda, sabotam as regras deliberadamente. Entenderá também, a importância da percepção e da apercepção no processo de reconhecimento dos riscos, o que e quais são os comportamentos prescritos e os comportamentos discricionários e aprenderá como desenvolver um programa enxuto e objetivo de comportamento seguro.

 

 

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver habilidades de Percepção de Riscos e Comportamentais de Segurança, promovendo valores em harmonia com a cultura organizacional de Segurança no Trabalho.

 

FUNDAMENTAÇÃO

Fundamentado nos pressupostos teóricos da Psicologia Cognitivo-Comportamental e tem como referência o modelo Behavior Based Safety (BBS), para a Gestão da Segurança Baseada no Comportamento.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

O curso será desenvolvido em 8 videoaulas, distribuídas em 2 Módulos. O aluno terá acesso as videoaulas através da plataforma de Ensino a Distância da Ultraseg Treinamentos, as quais ficarão disponíveis por um período de 30 dias após a matrícula. O aluno receberá material didático e certificado digital de participação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Percepção de Riscos

  • Estudo sistemático do risco
  • Mecanismos e organização perceptiva
  • Apercepção e a formação do conhecimento
  • Fatores influenciadores da percepção
  • Avaliação de cenários de riscos

Módulo II – Comportamento Seguro

  • Comportamento humano
  • Programas de segurança comportamental
  • Normas, volição e viéses cognitivos
  • Confiabilidade humana: erros e violações
  • Análise individual de segurança

COORDENAÇÃO TÉCNICA

MARCOS SANT’ ANA

Psicólogo – CRP 06/86.337, Pós-graduado Engenharia de Segurança do Trabalho, possui a experiência de 30 anos de trabalhos com Equipes de Emergências (Corpo de Bombeiros – SP).

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto ou Cartão Débito/Crédito

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Solicite sua ficha de inscrição através do e-mail: ead@ultraseg.com.br