PERCEPÇÃO DE RISCOS E COMPORTAMENTO SEGURO

NÍVEL OPERACIONAL

“Pesquisa conduzida pela Du Pont e outros sugere que 80 a 90 por cento dos acidentes de hoje são um resultado de atos inseguros, em vez de condições ambientais. Ainda muito poucas companhias alcançam consistentemente altos níveis de cumprimento dos procedimentos de segurança.”  

 Terry E. McSween, Ph. D – Quality Safety Edge

 

De um modo geral, as empresas investem muito tempo e dinheiro para melhorar o desempenho do seu Gerenciamento de Prevenção de Acidentes, tornando as atividades e tarefas cada vez mais seguras, através de proteção de máquinas e sistemas de gestão, os quais incluem a inspeção, estatísticas, treinamentos, procedimentos operacionais, etc. Estes esforços reduzem significativamente os acidentes no decorrer dos anos, porém especial atenção deve ser dada ao Comportamento do Ser Humano. Assim, oferecemos o curso “PERCEPÇÃO DE RISCOS E COMPORTAMENTO SEGURO – NÍVEL OPERACIONAL”, o qual  dará a oportunidade à todos os COLABORADORES, de reelaborar hábitos e comportamentos, promovendo valores individuais e coletivos em harmonia com a cultura organizacional de Segurança no Trabalho.

 

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver habilidades de Percepção de Riscos e Comportamentais de Segurança para seus COLABORADORES, promovendo valores individuais e coletivos em harmonia com a cultura organizacional de Segurança no Trabalho.

 

FUNDAMENTAÇÃO

Fundamentado nos pressupostos teóricos da Psicologia Cognitivo-Comportamental e tem como referência o modelo Lean Behavior Based Safety para a Gestão da Segurança Baseada no Comportamento.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

O curso será desenvolvido em 04 horas de trabalho e as instruções serão realizadas através de Apresentação Expositiva e Interatividade promovida por meio de Facilitação de Processos e Desenvolvimento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – PERCEPÇÃO DE RISCOS 

  • Incertezas, Ameaças e Fragilidades
  • Mecanismos e Organização Perceptiva
  • Fatores Influenciadores da Percepção dos Riscos
  • Exercícios Práticos: Estudo de Cenários de Riscos

MÓDULO II – COMPORTAMENTO SEGURO 

  • Comportamento Humano
  • Estudo Sistemático do Acidente
  • Confiabilidade Humana: Falhas e Erros
  • Comportamento Seguro: Expectativa e Atitude
  • Análise Individual de Segurança

COORDENAÇÃO TÉCNICA

MARCOS SANT’ ANA – Psicólogo CRP 06/86.337, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especialista em Gestão de Riscos. Entre outras, possui a experiência de 30 anos de trabalhos com Equipes de Emergências (Corpo de Bombeiros – SP).