• contato@ultraseg.com.br
  • (16)3397-1130
Respeite sua vida, Trabalhe com segurança.

Agenda

  • Você esta em:   
  • Home
  • Agenda
  • NR-12 – Segurança no trabalho com Máquinas e Equipamentos - 08 horas/aula
 

NR-12 – Segurança no trabalho com Máquinas e Equipamentos - 08 horas/aula

“ NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS”

Proposta: Programa de Treinamento e Educação Continuada.

  

OBJETIVOS GERAIS
- Capacitar profissionais proporcionando uma sistemática de trabalho, organizada, garantindo qualidade e confiabilidade, e ainda, desenvolvendo um perfil técnico-profissional capaz de garantir segurança, subsídios técnicos e embasamento legal para a atividade.

- Treinamento elaborado para definir referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Estabelece requisitos mínimos para a prevenção acidentes e do doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras NR aprovadas pela Portaria nº 3.214,de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

PRÉ-REQUISITO

Ser maior de 18 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
 

METODOLOGIA
O programa será desenvolvido em 08 horas/aula para a Capacitação Básica, divididas em módulos teóricos e exercícios práticos. As instruções serão realizadas através do método de Capacitação de Habilidades e destrezas e Participação Interativa. Os participantes receberão materiais didáticos em forma de apostilas, material de consulta e assistirão às demonstrações de condutas técnicas. O curso será realizado na própria empresa, evitando assim o deslocamento de seus profissionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO TEÓRICO:

 A capacitação para operação segura de máquinas deve abranger as etapas teórica e prática, a fim de permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro,  contendo no mínimo:

  a) descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;

  b) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;

  c) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;

  d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;

  e) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;

  f) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;

  g) método de trabalho seguro;

  h) permissão de trabalho; e

  i) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

MÓDULO PRÁTICO:

   • Atividades práticas