Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

                                                                                                                                                                   Cora Coralina

Corporações Brasileiras com mais de 500 funcionários gastam em média R$ 2,21 milhões com treinamento e desenvolvimento (T&D), o que representa 1,62% de sua folha de pagamento anual. No que tange à qualidade da formação, a taxa mundial de retenção do conhecimento é de pouco mais de 40%, enquanto no Brasil “apenas 23% do que é passado nas aulas é retido pelo funcionário por longo tempo”.

Panorama do Treinamento no Brasil –  13ª edição do estudo da  ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento

 

OBJETIVOS GERAIS

Aprimorar conhecimentos e desenvolver capacitação acerca das técnicas de ensino.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

O programa será desenvolvido em 40 horas/aula. Os participantes receberão material didático e as instruções serão realizadas através de Apresentação Expositiva e Interatividade promovida por meio de Facilitação de Processos e Desenvolvimento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL

– Da Opinião ao Ponto de Vista

– Andragogia: A Arte de Ensinar Adultos

 

  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

– Conceitos da Aprendizagem

– As Múltiplas Dimensões da Aprendizagem

– Aspectos da Legislação Educacional Atual

– Motivação da Aprendizagem

– Fatores Intrapessoais e Socioambientais da Aprendizagem

 

  • DIDÁTICA DE ENSINO

– Comunicação e Oratória

– Materiais Didáticos

– Meios Auxiliares de ensino

– Configuração de Sala

– Planejamento de Aula

– Avaliação Educacional

  • TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS

– Tipos de Argumentos: dedutivo e indutivo

–  Modalidades de Argumentação

 

  • MÉTODOS DE ENSINO

– Informação e Capacitação

– Autodidático e Magistral

– Dinâmicas de Grupos (Técnicas Grupais)

– Método de Ensino Interativo – MEI

– Apresentação Interativa – AI

– Demonstração e Prática – D/P

– Método Expositivo – ME

– Técnica de Casos – TC

– Método de Estudo em Grupo – MEG

– Método de Tarefas Dirigidas – MTD

– Trabalho Individual – TI

– Método de Problemas – MP

  • ATIVIDADES PRÁTICAS

– Através de exercícios individuais e técnicas grupais, cujo propósito é desenvolver um ambiente fértil para catalisar experiências educativas, o participante poderá avaliar comportamentos, hábitos e valores e ainda, aprimorar suas competências.

COORDENAÇÃO TÉCNICA

MARCOS SANT’ ANA – Psicólogo CRP 06/86.337. Experiência de 30 anos de trabalhos com Treinamentos de Equipes de Emergências (Corpo de Bombeiros – SP).